Mudanças e desafios na utilização do RDA

ASSUMPÇÃO, Fabrício. Mudanças e desafios na utilização do RDA. Porto Alegre, 28 maio 2015. Palestra organizada pela Associação Rio-Grandense de Bibliotecários. Apresentação disponível em: <http://fabricioassumpcao.com/meus-textos/slides>. Acesso em: 8 set. 2015.

– Contexto/justificativa para novo código de catalogação: mudanças nos tipos de documentos, nos tipos de acesso aos documentos, nos tipos de conteúdo e nos tipos de suporte; levar em consideração necessidades de usuários humanos + usuários máquina

→ Histórico:
– AACR2: anos 1960, contexto não-digital, organizado por tipo de material
– RDA: sem tradução estabelecida para o português; iniciado em 1997; 2007 opta-se por usar o FRBR; 2010 lançado o toolkit (inscrição anual USD 180, mas mapeamento MARC é gratuito)

→ Características:
– conteúdo digital, expansível para todos conteúdos e mídias, além da comunidade bibliotecária (arquivos, museus, editoras)
– descrição e pontos de acesso
– desenvolvido pela comunidade anglo-americana
– compatibilidade com o AACR2
– transcrição direta do item
core elements: atividades básicas para o usuário: procurar, encontrar
– regras de descrição e não de apresentação: a apresentação é de responsabilidade da entidade catalogadora e do software utilizado, mas há um “apêndice D: uso da pontuação”
– abreviaturas: como constam no documento, sem latim; exceto “tradicionais” (Sistema Internacional?)
– novos elementos: separar a DGM em três funções: tipo de conteúdo, tipo de mídia, tipo de suporte; diferenciar produtor, publicador, distribuidor e manufatura; caracterizar arquivos digitais; necessidade de novos campos MARC para os novos elementos
– especificar todas as responsabilidades (fim do et alii): responsabilidade da entidade catalogadora e do software utilizado + uso de designadores de relacionamento (editor, tradutor, etc)

→ Desafios:
– qual o formato correto para o arquivo RDA?
– há necessidade de abrir o catálogo para busca na web, para catalogação cooperativa, uso por outras bases (editoras, vendedores, metabuscadores)
– BIBFRAME.org (pós-marc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.